Recife recebe exposição gratuita de arte e conscientização sobre saúde feminina e autocuidado

Download icon Save as PDF

August 30, 2024 10:30 am -03:00

De 2 a 15 de agosto no RioMar Recife, ação promovida pela MSD do Brasil conta com profissionais da saúde e visa reforçar a importância do autoconhecimento do corpo e de manter os exames atualizados. A iniciativa traz também uma exposição de arte que incentiva o autocuidado, autoestima, resiliência e a força feminina

Unindo arte e conscientização, a farmacêutica MSD Brasil vai promover de 2 a 15 de agosto, no Shopping RioMar Recife, uma iniciativa gratuita que tem por objetivo mergulhar no universo feminino e compartilhar informações para a prevenção dos tumores femininos. Chamada de “#SouObraDeArte”, a ação foi desenvolvida pela agência Greenew Publicidade, full service, com especialização em indústria farmacêutica e campanhas de desease awareness

A exposição localizada na Praça de Eventos 2, Piso L1, traz obras feitas por artistas que passaram pelo processo de tratamento de tumores que atingem o universo feminino e expressaram essa jornada em forma de arte, seja na pintura, escultura ou costura. Essas obras incentivam também, de forma poética, o autocuidado, autoestima, resiliência e a força feminina. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar criações de artistas talentosas, como da recifense Jade Matos, além da Karina Koslowski, Iracy Campos, Aline Fraga, Mariana San Martin, Maísa Lima, entre outras.

Além das peças de arte, o espaço também contará com totens informativos que fornecerão informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos relacionados à doenças oncológicas que acometem o universo feminino. Profissionais de saúde estarão à disposição durante todos os dias da exposição para responder a perguntas e oferecer orientações personalizadas aos visitantes. Objetos educativos estarão disponíveis, como por exemplo, uma mama artificial que imita o tecido humano, para que as mulheres possam tocar e aprender a fazer o autoexame corretamente, identificando os nódulos na peça.

“Nosso principal objetivo é levar à população conhecimento, por meio, por exemplo, de peças anatômicas que exemplificam o autoexame na mama, e conexão ao nos depararmos com obras tão poderosas de artistas que trouxeram peças exclusivas para a exibição”, afirma Sandra Monteiro, diretora de Oncologia, Hematologia e Transplante da MSD. “O paciente está sempre no centro das nossas decisões e desejamos que, ao proporcionar uma intervenção urbana como essa, possamos proporcionar no aumento do diagnóstico precoce e no cuidado da mulher neste processo de autoconhecimento e prevenção”, finaliza Sandra.