Entendendo o câncer de pulmão: 5 coisas essenciais como paciente ou cuidador
O câncer de pulmão é um dos cânceres mais comumente diagnosticados em todo o mundo. Em 2022, estimou-se que mais de 2,4 milhões de pessoas globalmente foram diagnosticadas com câncer de pulmão.
O câncer de pulmão também é a principal causa de morte por câncer em todo o mundo. Quase um em cada cinco (19%) das mortes relacionadas ao câncer foram estimadas como resultado da doença em todo o mundo em 2022.
Apesar de quão comum é o câncer de pulmão e suas altas taxas de mortalidade, ainda existem muitos equívocos sobre a doença. Ter informações precisas é um passo crítico na luta contra o câncer de pulmão. A MSD trabalha para esses pacientes e suas famílias, e principalmente no avanço da pesquisa e promovendo uma maior conscientização e compreensão da doença.
Aqui estão cinco fatos sobre cancer de pulmão que acreditamos que pacientes e cuidadores precisam saber.
01.
Toda pessoa com câncer de pulmão merece compaixão e apoio. Pessoas com câncer de pulmão podem enfrentar estigma social por terem fumado. Contudo, a verdade é que não há espaço para culpabilização. Pessoas com câncer de pulmão merecem toda a compaixão e apoio que suas famílias, equipes de saúde e a comunidade podem oferecer para ajudá-las a enfrentar essa doença.
02.
Navegar pela vida com câncer de pulmão requer uma rede de apoio. Ao lidar com o diagnóstico de câncer de pulmão, é importante construir uma rede de apoio que inclua o oncologista, equipes de saúde, família e amigos.
Conectar-se com outras pessoas pode fornecer um senso de apoio e conforto para ajudar os pacientes a lidar com tudo o que envolve o gerenciamento dessa doença.
03.
Não há um único tipo de pessoa que desenvolve câncer de pulmão. O câncer de pulmão afeta tanto homens quanto mulheres. Embora seja diagnosticado principalmente em pessoas mais velhas, pessoas mais jovens também podem desenvolver a doença. De fato, em 2022, mais de 312 mil casos de câncer de pulmão foram estimados como diagnosticados em todo o mundo entre pessoas com 54 anos ou menos.
04.
Sim, existem vários fatores de risco para o câncer de pulmão, incluindo alguns que estão fora do nosso controle. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, mas existem outros, como ter histórico familiar da doença e exposição a certas substâncias ambientais. Em todo o mundo, estima-se que de 10 a 25% dos pacientes com câncer de pulmão nunca fumaram, com proporções ainda mais altas com base na etnia e região geográfica.
Os riscos ambientais incluem:
Exposição ao gás radônio. Exposição a carcinógenos ocupacionais, como amianto. Exposição à poluição do ar externo, como fumaça de segunda mão, arsênico, cromo e níquel.
05.
Avanços científicos estão ajudando a causar impacto no tratamento do câncer de pulmão. Nos últimos 20 anos, foram feitos progressos significativos para melhorar os resultados dos pacientes no tratamento do câncer de pulmão. Os principais avanços incluem o desenvolvimento de terapias direcionadas, a incorporação de testes de biomarcadores na prática padrão e o progresso da pesquisa que pode oferecer avanços promissores para pacientes com tipos de tumores de difícil tratamento.